Partidos de esquerda se lançam na disputa à prefeitura de Itabirito

PCdoB, PSOL e PDT querem ter candidatos próprios

Com a proximidade de uma eleição extemporânea em Itabirito, no início de julho, os partidos começam a lançar os seus pré-candidatos. A esquerda sai na frente e o PDT, PCdoB e PSOL têm a intenção de ter candidaturas próprias, o que promete acirrar a disputa.

A direção Municipal do PCdoB comunicou não fazer mais parte da base aliada do executivo devido a não consolidação e cumprimento das agendas sociais e de direitos humanos pré-estabelecidos no plano de governo. Por esses motivos, vai lançar uma chapa própria cujos componentes serão anunciados na próxima semana.

O PDT segue o mesmo caminho e, no último sábado (13), lançou a pré-candidatura do empresário, ex-vereador e presidente municipal da sigla, Ilacy Simões, à vaga no executivo. Ilacy informou que a direção estadual do partido está otimista com a candidatura própria e o próximo passo é angariar o apoio de lideranças políticas e do eleitorado.

Por fim, o PSOL, com o apoio da UP (Unidade Popular), também manifestou o desejo de lançar uma chapa própria nessa eleição extemporânea. Os nomes dos pré-candidatos devem ser anunciados ainda essa semana.

A disputa promete ser acirrada com um grande número de candidatos, mas a esquerda promete fazer barulho e tem força para influir nos rumos dessa eleição extemporânea, apesar das divisões das siglas.