O TRE-MG marcou para o dia 7 de julho a eleição suplementares para prefeito e vice em Itabirito. As eleições foram marcadas, nesta segunda-feira (06/05), após aprovação pela Corte da Resolução contendo o calendário e as demais instruções que vão reger o pleito no município.
Em Itabirito, o pleito vai acontecer em razão de a chapa eleita em 2016, sendo prefeito Alex Salvador e vice Wolney de Oliveira, ter sido cassada pelo Tribunal Mineiro por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros na campanha de 2016.
Calendário da eleição
De 29 de maio a 2 de junho, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos.
Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia6 de junho, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral.
A partir do dia 7 de junho, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.