O jornal O Grito trouxe uma entrevista em sua última edição com o pré-candidato a prefeito Ilacy Simões, ex-vereador, engenheiro, empresário, filiado ao PDT, autor da Lei da Ficha Limpa Municipal e pai de três filhos, dentre os quais Tuniko Simões, que vem se destacando como uma jovem liderança política.
Como foi marcada oficialmente uma eleição extemporânea para o cargo de prefeito em 07 de julho, apresentamos os principais trechos dessa entrevista, pois é importante o eleitorado saber o que pensam, quem são e o que prometem os pré-candidatos à prefeitura.
O Grito: Você é um engenheiro bem sucedido e independente financeiramente, o que o leva a lançar seu nome com pré-candidato a prefeito de Itabirito?
Ilacy Simões: Não se trata de nenhuma vaidade pessoal. Quero contribuir para a minha terra na área administrativa. Com minha experiência empresarial, política e de vida, posso ajudar nossa cidade voltar a crescer.
Conheço muito bem Itabirito, mas gostaria de melhorar tudo aquilo que tem deixado a desejar nas áreas de saúde, educação, esportes, cultura, lazer e segurança.
O Grito: O tempo de mandato será curto, cerca de um ano e meio somente. Acredita que dá para fazer uma boa administração?
Ilacy Simões: Realmente o tempo é curto, mas acredito ser suficiente para mostrar do que somos capazes. Com um bom secretariado, sem apadrinhamentos, com pessoas certas no lugar certo, Itabirito tem tudo para dar certo.
O Grito: Poderia adiantar algumas de suas metas para o Executivo Municipal?
Ilacy Simões: Caso se confirme a minha candidatura, lançaremos o meu plano de governo, mas já posso adiantar as coisas que faremos de imediato.
Acabar com o desperdício de dinheiro com aluguéis desnecessários; valorizar o servidor público efetivo e acabar com as perseguições dentro da prefeitura; por fim à política atual do Saae, que serve como cabide de empregos da prefeitura, com o pagamento de altos salários; além de aumentar a transparência e voltar a administração para quem realmente precisa.
O Grito: Se entre os partidos de oposição ao atual governo municipal, algum candidato se destacar nas pesquisas, você abriria mão de sua candidatura?
Ilacy Simões: Quero deixar bem claro que meu objetivo é proporcionar à nossa população uma mudança, uma nova forma de governar, de acabar com o continuísmo, portanto, se tiver algum candidato possuidor dos mesmos ideais e se, numa pesquisa, tiver o maior apoio dos eleitores, posso sim retirar a minha candidatura para somarmos forças.
Ocupar o cargo de prefeito não é uma obsessão e sim uma vontade de fazer o melhor para nossa cidade.