Itabirito aguarda orientações da Defesa Civil para a pior chuva do ano nesta sexta-feira (24)

A previsão é que chova em um dia o previsto para todo mês de janeiro (foto: O Tempo)

A população de Itabirito espera o quanto antes um pronunciamento da Defesa Civil do município com orientações a respeito da “pior chuva do ano”, prevista para atingir Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, nesta sexta-feira (24).

Faz-se urgente saber quais as medidas preventivas estão sendo adotadas para evitar uma tragédia; o que a população deve fazer para se proteger e se existe algum plano de emergência, caso aconteçam inundações ou quedas de barreiras.

A preocupação é maior entre os moradores da parte baixa e dos que vivem próximos às encostas. É aconselhável também informar os prováveis pontos de alagamentos para os motoristas evitarem, caso a chuva chegue com a força do esperado.

A agente de Defesa Civil, Kessiane Nunes da Silva, informou ao site Mova-se que, até o final da tarde desta quinta-feira (23), o órgão vai soltar um vídeo nas redes sociais com as devidas orientações para a população.

“Vamos disponibilizar dicas de segurança, além do mapa com as áreas de risco de alagamentos e um plano de contingência com todas as medidas a serem tomadas em caso de desastres”, contou Kessiane.

Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que o volume de água a cair sobre a capital e demais regiões ultrapasse 100 mm. O previsto é chover cerca de 320mm ao longo de todo o mês de janeiro.

Caso seja cumprida a expectativa, terá chovido então aproximadamente 1/3 do esperado para todo o mês em apenas um dia.