O pároco da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, Miguel Ângelo Fiorillo, informou nesta quarta-feira (3), que ainda não há data prevista para as igrejas católicas de Itabirito reabrirem as portas.
“Continuamos seguindo as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e promovendo as missas virtuais por causa do risco de contaminação do coronavírus”, contou
O padre Miguel disse que o vídeo feito pelo prefeito Orlando Caldeira com o vereador Átila de Morais, na segunda-feira (01), anunciando que os templos religiosos estão autorizados a reabrir, não vai se aplicar às igrejas de Itabirito.
Ele explicou que a CNBB encaminhou uma nota para todas as Dioceses do Brasil, a fim de que cada bispo decida sobre a reabertura das igrejas e conforme determinado, os locais de culto de Itabirito e região dos Inconfidentes seguem fechados.
“No atual momento sou totalmente contra a reabertura de igrejas, pois a Igreja Católica coloca a vida em primeiro lugar e devemos promovê-la a todo custo, sobretudo nesse momento de pandemia e incertezas”, alertou padre Miguel.
Por determinação do arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que também preside a CNBB, estão suspensas missas com a presença de fiéis, procissões, casamentos e outras cerimônias que gerem aglomerações favoreçam a contaminação pelo coronavírus.
A Arquidiocese de Belo Horizonte informou que ainda não tem data para reabrir as portas das igrejas de 300 paróquias em 28 municípios da capital e da região metropolitana.
No próximo dia (11), feriado de Corpus Christi, as missas também ocorrerão sem a presença dos fiéis. A CNBB tem sido uma defensora ferrenha do isolamento e tem feito apelos para que a população não saia de casa.