Integrantes do setor de Drenagem do Saae de Itabirito finalizaram quarta-feira (10/2), a limpeza da rede de drenagem e da ala dissipadoras, na estrada de acesso ao Alto do Cristo. O serviço teve início no sábado (6/2) e foi utilizada uma retroescavadeira e um caminhão pipa devido a grande quantidade de lixo acumulado.
A desobstrução das redes tem sido feita também em outros pontos da cidade para evitar entupimentos e alagamentos por causa da elevada quantidade irregular de lixo jogada nesses locais.
A gerente-técnica do Saae, Heloísa França, explicou que o acúmulo de sujeira diminui a capacidade de drenagem, o que facilita os alagamentos, além de danificar o asfalto e os calçamentos.
“Realizamos um trabalho periódico de limpeza, mas é importante que a população faça a parte dela e não jogue lixo nos bueiros e nas bocas de lobo”, alertou.
Ela acrescentou que o Saae segue desobstruindo o sistema de drenagem de bairros e distritos de Itabirito para minimizar os transtornos nestes períodos de chuva intensa.
Na semana passada, a ação aconteceu no bairro São José e a equipe tem previsão de começar a limpeza no Padre Adelmo, nesta quinta-feira (11/2).
Ala dissipadora
É um dispositivo que visa promover a redução da velocidade de escoamento da água nas entradas, saídas ou mesmo ao longo da própria canalização.