O vereador Dr. Edson denunciou a má distribuição de comissões remuneradas no executivo e pediu a apuração de denúncias recebidas pelo gabinete dele. Os vereadores também discutiram e votaram 15 Projetos de Lei, durante a reunião ordinária de 2ª feira (15).
Dr. Edson afirmou ter recebido denúncias de haver comissões remuneradas na prefeitura, que estão sendo “acumuladas” por alguns servidores. Segundo ele, isso tem causado mal estar e distorções, citando o caso de um servidor integrando “quatro” das cinco comissões remuneradas existentes.
O parlamentar considerou difícil que o tal servidor dê conta de executar as funções dele e ainda participar de quatro comissões, que lhe rendem um acréscimo de R$ 2.400,00 no salário. Ele solicitou a apuração da denúncia e que seja feita uma divisão mais justa das comissões entre os funcionários do executivo.
Dr Edson também encaminhou um requerimento ao Saae pedindo explicações por qual motivo a Autarquia não está instalando os bloqueadores de ar nas tubulações de água residenciais, conforme lei municipal aprovada em 2019.
O vereador Renê Butekus avisou ter entrado com um requerimento para a Prefeitura provocar o Procon para ver se os postos de combustíveis estão com a prática de cartel, pois os preços cobrados estão um absurdo. Ele também pediu que os coveiros entrem na linha de frente da vacina contra o Covid-19.
Ele reclamou de ataques feitos por um “veículo de imprensa desonesto”, que o tem chamado de ladrão, cachaceiro, dentre outras coisas. Ele acusou o vereador Anderson Martins, proprietário do site Sou Notícia, de estar por traz dessas investidas. Por fim, avisou ao colega de bancada não ter medo de intimidações e garantiu que continuará fazendo seu papel de fiscalizador.
O vereador Paulinho afirmou ter entrado com uma indicação ao executivo para criar uma central de libras para Itabirito. Segundo ele, o objetivo da medida é incluir os portadores de deficiência, facilitando a estas pessoas o acesso ao trabalho e à educação.
O vereador Daniel Sudano elogiou os trabalhos de drenagem feitos pelo Saae em parceria com a prefeitura, citando como exemplo o fim de muitos pontos de alagamentos no centro da cidade. Ele também elogiou os trabalhos de divulgação realizados pelo Saae de suas obras e serviços.
Projetos de Lei (PL)
Os Projetos de Lei 01, 08, 14, 15 e 16 foram aprovados. Os PLs 02, 03, 04, 09, 10, 11, 13 receberam pedidos de vistas.