Oposição critica as desapropriações de imóveis e pede mais diversificação econômica

Bancada de oposição, em primeiro plano, tem criticado as desapropriações de imóveis

Vereadores de oposição criticaram os gastos elevados e os critérios pouco claros utilizados pelo executivo para efetuar as desapropriações de imóveis. Eles também pediram mais empenho nas ações de diversificação econômica no município. Os parlamentares discutiram e votaram sete projetos de lei, durante a reunião ordinária de 2ª feira (10).

Primeiro a usar a tribuna, o vereador Leo do social cobrou mais agilidade no processo de troca de lâmpadas no município. Segundo ele, a falta de iluminação em alguns bairros tem contribuído para o aumento da criminalidade. O parlamentar pediu também melhorias urgentes na pavimentação nas estradas dos distritos e das zonas rurais.

O vereador Renê Butekus fez a grave acusação de que os veículos municipais, que ficam no pátio da prefeitura, serão remanejados para um espaço na rua Zumbi dos Palmares, no bairro Nossa Senhora de Fátima, pertencente a “amigos de pescaria” do prefeito. O parlamentar ressaltou que muitas pessoas partidárias do mandatário têm sido beneficiadas com essas desapropriações.

Butekus informou ter solicitado a documentação para confirmar se o imóvel na rua Zumbi dos Palmares será desapropriado ou alugado. Entretanto, o vereador disse ter informações de que serão gastos entre 9 e 25 milhões de reais para alugar ou desapropriar o terreno. Ele também alertou que a prefeitura tem planos de fazer uma licitação de cerca de 44 milhões para promover a limpeza da cidade, por meio de serviços de capinas dentre outros.

O vereador Paulinho externou preocupação com a falta de investimentos do executivo na diversificação econômica do município. Segundo ele, os recursos da CFEM devem ser empregados para buscar outras alternativas para incrementar a arrecadação fora do setor do minério. Por fim, o parlamentar defendeu um projeto de lei de autoria dele para coibir o roubo de fios de cobre no município.

O líder do prefeito Daniel Sudano comemorou a reabertura do Parque Ecológico e anunciou que o local agora conta com container para descarte de lâmpadas e pilhas. Ele contou que a ponte da Usina Esperança será reformada, com inclusão de um limitador de peso para evitar o tráfego de caminhões pesados, responsáveis por danificar a ponte.

Sudano ainda sugeriu que, nos horários de pico, a prefeitura faça um teste para proibir o estacionamentos de veículos em certos locais para melhorar a fluidez do trânsito. Ele esclareceu que as pessoas que foram atingidas pela enchente e que receberam o auxílio emergencial estão isentos do pagamento de água nos meses de janeiro e fevereiro.

O vereador Dr. Edson voltou a tecer críticas sobre a forma pouco agressiva e nada assertiva como a prefeitura atuou para trazer a cervejaria Heineken para Itabirito. Ele acredita que faltou articulação política e empenho dos envolvidos na negociação.

O parlamentar também questionou o fato de a secretária de Desenvolvimento Econômico, em entrevista à rádio Estrada Real, ter alegado que a prefeitura não divulgou as tratativas para não criar expectativas na população. Segundo ele, a justificativa foi contraditória, pois a Secretaria de Comunicação, em 16 de dezembro de 2021, trouxe o tema à tona, por meio de uma postagem no Instagram da prefeitura.

Confira a pauta do dia