Os vereadores discutiram 22 Projetos de Lei, além de terem pedido melhorias de sinalização em pontos da cidade, retorno à normalidade do transporte coletivo e abono dos servidores. Esses foram os principais destaques da Sessão Ordinária do dia 05.
Primeira a usar a tribuna, a líder do prefeito, Rose da Saúde, leu um ofício do prefeito Orlando Caldeira direcionado ao presidente da Câmara Renê Butekus, respondendo às críticas de que havia uma série de irregularidades no processo de licitação da folha de pagamento dos servidores.
Max Fortes pediu punição exemplar para quem promove queimadas criminosas e também pediu apoio dos colegas para votarem no projeto dele de incluir as empresas de tecnologia no Fundi.
Gilmar Capoeira criticou o serviço de transporte coletivo municipal e pediu que os veículos voltem à normalidade nos horários na quantidade dos veículos. Segundo ele, a população tem sido muito prejudicada no direito básico de locomoção.
Dr. Edson afirmou ter entrado com um Projeto de Resolução sugerindo três alterações no Regimento Interno da Câmara com o intuito de impedir que projetos inconstitucionais continuem indo a votação.
Ricardo Oliveira pediu que o executivo sinalizasse o quanto antes a Avenida José Farid Rhame. O vereador pediu também a normalização do transporte coletivo o quanto antes.
O presidente Renê Butekus denunciou que, apesar da rápida articulação do legislativo para aprovar o projeto do abono temporário da covid-19, para uma variedade de categorias de servidores, o benefício não está sendo pago conforme texto do projeto.
Ele afirmou que a administração não fez planejamento financeiro para pagar a todas as categorias e não conseguiu cumprir o prometido, pois não tem dinheiro. O vereador afirmou que os beneficiários estão sendo escolhidos a dedo para receber o abono.
Por fim, garantiu que os servidores estão sendo enganados, pois a administração tem feito gastos excessivos em asfalto, no lixo e na publicidade.
Projetos de Lei (PL)
Os Projetos de Lei 116, 117, 119, 120, 122, 123, 127, 128, 129, 130 e 132/2020 foram aprovados. Os Projetos Novos foram encaminhados para as comissões. Os PLs 124 e 125 receberam pedidos de vistas.