O governador Romeu Zema lançou, na quarta-feira (29/7), as novas regras para o plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios.
As mudanças do Minas Consciente passarão a valer no dia 6 de agosto, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgará as ondas a serem seguidas por cada microrregião.
Entre as principais alterações estão a definição de um protocolo único para todos os segmentos e uma redefinição e diminuição do número de ondas, que passam agora de quatro para três.
As cores das novas ondas farão alusão a um semáforo de trânsito: verde, amarela e vermelha.
“No vermelho, só vão funcionar serviços essenciais; na amarela, outros tipos de comércios poderão abrir, mas ainda haverá um estado de atenção em relação à transmissão da doença; na verde, a flexibilização será maior”, explicou o governador.
O governador ressaltou que o novo plano foi desenvolvido para simplificar as regras, tornar os critérios mais intuitivos e contemplar as necessidades específicas dos municípios, principalmente aqueles com menos de 30 mil habitantes.
Confira as novas ondas