Os vereadores mais uma vez se mostraram preocupados com o retorno das aulas presenciais e cobraram que o executivo dê garantia aos profissionais da educação com o cumprimento de todos os protocolos sanitários. Eles também discutiram e votaram 15 Projetos de Lei, durante a reunião ordinária de 2ª feira (30/8).
Dentre os projetos aprovados, se destaca o de autoria do executivo, que autoriza a adesão de Itabirito ao Serviço de Inspeção Municipal a ser implantado pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), e responsável por definir procedimentos de inspeção sanitária e industrial em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal. A medida visa facilitar a comercialização de produtos do município nessa região.
Durante o uso da palavra livre, os vereadores se mostraram preocupados com o retorno presencial às aulas, sobretudo em relação ao cumprimento de todos os protocolos de saúde e com o bem estar psicológico dos professores e dos servidores da educação. Porém, os parlamentares, que foram à campo para fiscalizar as escolas, reconheceram os esforços dos diretores das escolas para cumprir à risca todos os protocolos sanitários.
Eles também teceram críticas à falta de respostas para as indicações e para os requerimentos por parte de algumas secretarias. Eles também denunciaram as péssimas condições das estradas rurais nas regiões da Jaguara, do Calado e de Acuruí. A queda da qualidade do atendimento dos bombeiros municipais também foi motivo de crítica.
Outra preocupação trazida, durante a reunião, foi em relação à falta de diversificação econômica na cidade. Os vereadores acham importante atrair novos investimentos fora da área mineradora e cobraram mais empenho do executivo e da secretaria responsável.
Projetos de Lei discutidos e votados