A Câmara Municipal vai promover a Audiência Pública “Os impactos da exploração minerária em Itabirito”, no dia de sábado (25), às 9h30, em seu próprio plenário.
Segundo o presidente, Rodrigo Campos Chagas, a intenção é discutir alguns dos assuntos que mais incomodam a população e que tomaram grande proporção depois dos rompimentos das barragens em Brumadinho e em Mariana.
“Esperamos que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário possam ter exata noção dos anseios do povo”, disse o presidente Rodrigo.
Serão discutidos os seguintes temas: as reais possibilidades de as barragens ouro-pretanas de Forquilha 2 e Forquilha 3 estourarem e a lama atingir a parte baixa de Itabirito; os transtornos provocados pelo trânsito de veículos pesados; a poeira provocada por esse trânsito; o retorno nas atividades na Mina do Pico, entre outros.
Para a audiência são esperadas todas as empresas mineradoras de Itabirito, Poder Executivo, Governo do Estado, Agência Nacional de Mineração, Poder Judiciário de Itabirito, Ministério Público, associações comunitárias de Itabirito, Defesa Civil Municipal e Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil de Itabirito.