Vereadores cobram a limpeza urgente das margens do Rio Itabirito

Vereadores preocupados com a situação do Rio Itabirito

Os vereadores, durante a reunião ordinária de 2ª feira (4), cobraram a limpeza urgente das margens do Rio Itabirito e a retirada das terras que desceram das encostas. O destaque entre os Projetos de Lei foi o que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sanitários nos estabelecimentos bancários do Município.

O líder do governo Daniel Sudano esclareceu que a prefeitura está licitando contêineres para a zona rural com o intuito de melhorar a coleta de lixo. Ele contou que as secretarias de Obras e Meio Ambiente mapearam os pontos danificados às margens do rio Itabirito e devem começar em breve o processo de recuperação. O vereador também pediu uma melhoria na comunicação da prefeitura ao divulgar os seus informes.

Sudano anunciou que a prefeitura vai comprar alguns tratores para serem utilizados nas zonas rurais e um caminhão munck para atender as Secretarias de Obras e de Meio ambiente. Por fim, o líder trouxe a notícia de que a prefeitura vai começar em abril 21 obras de recuperação de trechos danificados pelas enchentes.

O vereador Max Fortes solicitou que a prefeitura encaminhe com urgência um cronograma com as obras de recuperação dos locais atingidos pelas enchentes. Além disso, ele solicitou que o governo detalhe, o quanto antes, quais serão as 95 obras anunciadas pelo prefeito a serem realizadas até o fim do mandato.

Segundo Max, o município vive um boom econômico na mineração e se faz necessário o governo aproveitar esse momento realizando de obras de infraestrutura como um piscinão no rio para evitar as futuras enchentes. Ele também sugeriu se investir na diversificação econômica do município e construir mais moradias populares.

O vereador Renê Butekus criticou uma manutenção mal feita na Quadra do Poliesportivo, onde foi feita a pintura em cima de tacos podres. Segundo ele, isso pode causar um grave acidente nos usuários do espaço e pediu providências à Secretaria de Esportes. O parlamentar solicitou ainda a limpeza urgente do Rio Itabirito.

Renê acusou que a construção da Farmácia Popular e do Centro de Especialidades Médicas (CEM) foram na verdade obras eleitoreiras. Renê denunciou que tem havido muitas reclamações das pessoas que estão com projetos arquitetônicos parados na Secretaria de Urbanismo. O parlamentar criticou o caos no trânsito de Itabirito, incluindo a sinalização.

O vereador Dr. Edson solicitou que a prefeitura dê início logo aos trabalhos de limpeza das encostas que atingiram os terrenos das pessoas. Segundo ele, a Secretaria de Urbanismo está exigindo que os moradores façam um projeto para ser feita a retirada do entulho, junto com um projeto de engenharia para criar uma contenção para não ocorrer novos deslizamentos. Na avaliação dele, isso é inviável para as pessoas de baixa renda.

Na pauta, três Projetos de Lei novos que foram encaminhados para as devidas comissões.

Confira a pauta do dia