Documentário que aborda personagem com ELA traz visibilidade à doença

Cena do curta "Preciso Falar Sobre ELA" - Crédito Dani Dinelli.jpeg

O curta-metragem PRECISO FALAR SOBRE ELA, nova produção da Segredo Filmes, lança luz sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA, a partir de uma abordagem intimista realizada pela diretora Lilih Curi sobre o seu primo, Marden Zionede, diagnosticado com a doença. O curta teve estreia online no dia 30 de abril e, em 9 dias no canal do YouTube da produtora, ultrapassou mais 16 mil visualizações.

O curta, de aproximadamente 22 minutos, traz uma abordagem pessoal realizada por Lilih, a partir de materiais de arquivo e de imagens atuais com Marden, na valorização da memória e do afeto. A ideia do documentário partiu do próprio Marden, em 2016, quando ele recebeu a visita da prima e revelou a vontade de difundir conhecimento e dar visibilidade a essa doença, que afeta o sistema nervoso de forma progressiva e degenerativa. Estima-se que mais de 12 mil pessoas no Brasil sofram com a Esclerose Lateral Amiotrófica.

O diagnóstico de Marden foi confirmado em 2015. No ano seguinte, ele já não tinha mais movimentos das pernas e dos braços e estava com a fala comprometida, em função da atrofia da língua e musculatura orofacial. Já em 2019, Marden encontrou filmes de super 8 gravados por seu pai e, a partir desse material, que a ideia do curta começou a se concretizar. Ao longo da pesquisa, outros materiais foram surgindo: fitas em VHS, fotos, entre outros materiais de família.

Lilih Curi propõe uma imersão pessoal em seu documentário, a partir de sua relação com o primo, mas não com uma abordagem sobre a doença do ponto de vista informativo. PRECISO FALAR SOBRE ELA busca, por meio da memória e do afeto, falar sobre vida, a partir dos encontros, reencontros, conexões e reconexões proporcionado, sobretudo, com o acesso a imagens que remetem ao passado, e, em paralelo, desafiam a forma de encarar o presente e enxergar o futuro.

Em exibição

Por enquanto, o filme segue disponível no canal do YouTube da Segredo Filmes, que pode ser acessado por meio do site www.segredofilmes.com.br. Em breve, a produção vai anunciar datas de exibições presenciais em sessões de pré-estreias e também em festivais.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.