Artigo de Opinião
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabirito (Sindsemi) tem se esforçado por melhores condições de trabalho e valorização da categoria. No entanto, é necessário ir além das suas atribuições tradicionais e se envolver ativamente na esfera política, especialmente nas eleições municipais de 2024.
Uma das maneiras mais eficazes de garantir a representatividade dos servidores é ocupar espaços na Câmara Municipal. Ao eleger e apoiar candidatos comprometidos com a defesa dos interesses da categoria, o Sindsemi fortalece sua atuação política, possibilitando que as demandas e necessidades dos servidores sejam ouvidas e atendidas de maneira mais efetiva. Com cerca de 3 mil servidores efetivos na prefeitura de Itabirito, é fundamental que essa parcela da população tenha uma voz ativa nas decisões políticas que afetam diretamente seu trabalho e bem-estar.
Itabirito conta com profissionais qualificados e competentes no serviço público, muitos dos quais são servidores de carreira. Esses quadros possuem conhecimento técnico, experiência prática e uma visão abrangente das necessidades locais. No entanto, sua presença nos espaços de decisão da prefeitura ainda é nula.
A falta de participação ativa dos servidores na esfera política tem trazido consequências significativas. A eleição de vereadores desconhecedores dos interesses da categoria tem resultado em políticas inadequadas, falta de investimentos necessários e ausência de uma legislação favorável aos servidores públicos.
As recentes discussões e votações da reforma administrativa na Câmara, demonstrou que se existissem um número maior de servidores eleitos como vereadores os resultados seriam menos nefastos.
A participação nas eleições de 2024, por meio do apoio e promoção de candidaturas de servidores qualificados, com a pauta do Sindsemi, representa uma oportunidade valiosa para ocupar espaços na Câmara Municipal e influenciar positivamente as decisões políticas. É fundamental que o Sindsemi e a categoria reconheçam a importância dessa ação e trabalhem juntos para fortalecer a representatividade e a voz dos servidores.
A presença de mais servidores públicos eleitos como vereadores propiciará a construção de políticas públicas que atendam verdadeiramente às necessidades da categoria e promovam a qualidade dos serviços prestados em prol da população.
Marcelo Rebelo é jornalista e editor do site Mova-se Inconfidentes