Candidatura de Alex Salvador segue válida e defesa reitera confiança no TSE

Apesar dos boatos e tentativas de impugnação, Alex e Ana seguem aptos a serem votados e eleitos dia 6/10

A candidatura de Alex Salvador à Prefeitura de Itabirito permanece válida, mesmo após o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) ter negado, na última quinta-feira (3), um recurso apresentado pela defesa. Em live realizada na sexta-feira (4), com participação tambem do ex-prefeito Juninho Salvador, o advogado Diego Lima, responsável pela defesa da candidatura de Alex, tranquilizou os eleitores ao afirmar que o processo de impugnação é uma “covardia” e destacou que a decisão final cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde as questões jurídicas já estão pacificadas.

Segundo Lima, duas importantes peças jurídicas estão nas mãos do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reforçam a elegibilidade de Alex Salvador: a primeira é a tese do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), que já está pacificada, e a segunda é a prescrição da pena. “Apesar de ainda não terem sido julgadas, com base nas decisões reiteradas, tenho plena convicção de que Alex é candidato no domingo com plenas condições de ser votado e ter seus votos computados”, afirmou o advogado.

Diego Lima também enfatizou que a decisão do TRE é intermediária e que o TSE, instância final, é o órgão que definirá o caso, onde “essas questões jurídicas já estão pacificadas”. Ele classificou o processo de impugnação como uma “mera perseguição política” promovida pelos adversários de Salvador, que buscam vencer no “tapetão” por meio de manobras jurídicas, uma prática que a população de Itabirito já conhece de eleições anteriores.

A equipe de Alex Salvador segue confiante na reversão da decisão e na continuidade da candidatura. Enquanto aguarda os desdobramentos finais, Salvador permanece oficialmente na disputa, com nome, número e votos válidos nas urnas no próximo dia 6 de outubro.