Nesse domingo (25/08) milhares de pessoas mais uma vez saíram às ruas em várias cidades do país em mais uma manifestação. As pautas defendidas foram o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Tofoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e o apelo ao presidente Jair Bolsonaro para que vete o projeto de lei de abuso de autoridade aprovado pelos deputados federais.
Em que pese as manifestações desse domingo não terem levado um número de participantes próximo de outras ocorridas nesse ano, a concentração nas principais praças do Brasil merece destaque e passou o recado à classe política, que deve sim atentar para os anseios populares.
É bem provável que se não vetar todo o projeto, ao menos os pontos mais polêmicos e discrepantes devem ser vetados pelo presidente. Já o impeachment dos ministros depende da vontade do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por em pauta para votação. Essa segunda situação será a mais complicada de acontecer e precisamos continuar cobrando enquanto for necessário.
É importante frisar que os brasileiros continuam envolvidos e atentos ao que acontece em Brasília. Essa manifestação foi mais um recado à classe política do como alerta estão os cidadãos e de que cada atitude tomada pelos ocupantes dos poderes não ficará esquecida frente a perene vigília do povo, que continua e continuará ocupando seu espaço e cobrando de seus representantes repostas adequadas às pautas das ruas.
Artigo elaborado por Vinícius Martins