Filas e superlotação não tiraram o brilho da Festa do Pastel de Angu

O público lotou o evento

Os participantes apontaram como a fila nas barracas de pastel e a superlotação na área de alimentação como os principais pontos negativos da Festa do Pastel de Angu, ocorrida no último final de semana, na Praça da Estação, em Itabirito.

O evento superou em muito as expectativas de público e contou como atrações principais os shows do Bloco Chama o Síndico (5) e da banda Falamansa (6).

O designer Marlon Neto e um grupo de amigos vieram de Contagem para assistir ao show do Falamansa e reclamaram de ter de esperar cerca de uma hora para provar o pastel de angu. “Foi desanimador ficar numa espera interminável para comprar meia dúzia de pastéis”, lamentou.

O mesmo problema foi relatado nas redes sociais e também por outras pessoas, como o estudante de Itabirito, Gabriel Marzano. “A festa está boa, mas a praça de alimentação está intransitável e impossível de pegar um pastel. Comprar bebidas também não está sendo fácil”, reclamou.

Gabriel Marzano (de boné) reclamou das filas

Outro foco de reclamação foi o número de banheiros químicos insuficientes para o imenso número de pessoas. Segundo cálculo da Guarda Municipal, cerca de cinco e sete mil transitaram no sábado (5) e no domingo (6), durante o evento.

Há de se levar em conta também o público volante da festa, que esse ano aumentou bastante devido aos operários que estão trabalhando nas diversas obras da Vale e terceirizadas na região.

Bons shows e segurança agradam

Apesar desses problemas pontuais, a Festa agradou ao público em geral com a variedade e qualidade dos shows, que valorizaram as bandas locais, além de outras atividades como as oficinas de pastel de angu e o espaço kids, muito disputados pelo público.

Outro ponto elogiado foi a tranquilidade e a sensação de segurança com nenhum registro de furtos nem qualquer tipo de distúrbio. “Mesmo com a superlotação, não tivemos problema na festa com zero de ocorrência policial”, comemorou o inspetor da Guarda Municipal, Anderson Caldeira.

O prefeito Orlando Caldeira e a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo, também tiveram muito a comemorar, pois passaram com louvor no teste do primeiro evento. O mandatário inclusive foi bem aplaudido na primeira aparição e ao discursar para a multidão.

Desde o ano 2.000, a festa é realizada pela prefeitura e tem por objetivo comemorar a iguaria, considerada bem imaterial do município. O evento fechou a programação do aniversário de 96 anos de Itabirito.