Vereadores derrubam vetos do prefeito e criticam asfalto em cima de bloquetes

Vereadores da legislação passada aprovaram essa jabuticaba

Dois vetos do prefeito Orlando Caldeira foram derrubados por unanimidade em plenário. A oposição não poupou críticas ao asfaltamento por cima dos bloquetes na rua Benjamin Rodrigues, no bairro Bela Vista. Os vereadores elogiaram a Festa do Pastel de Angu, além de discutirem 15 Projetos de Lei, na Sessão Ordinária, da última segunda-feira (07).

O vereador Renê Butekus lamentou o acidente ocorrido com um ônibus da Serra Verde, no bairro Carioca, e aproveitou para lembrar que, desde o início do mandato, tem cobrado melhorias no serviço. Ele afirmou que o descaso para com os usuários é grande e pediu providências urgentes dos órgãos fiscalizadores.

Ele denunciou que os distritos estão ficando cada vez mais desassistidos de apoio tanto da polícia militar como da guarda municipal. O vereador teceu duras críticas à secretaria de Obras por jogar asfalto em uma rua pavimentada por bloquetes, no Bela Vista.

Segundo Butekus, todos os blocos deveriam ter sido arrancados e o serviço refeito, ao invés de fazer somente uma “maquiagem” com o asfalto por cima dos bloquetes. Na opinião dele, faltou responsabilidade com o dinheiro público, pois ao chover a camada de asfalto vai se perder.

O vereador Nilson Esteves também criticou o asfaltamento na referida rua, considerando o serviço um  desperdício de dinheiro público. Segundo ele, a Secretaria deveria ter retirado os blocos, antes de colocar a camada asfáltica, e aproveitado o material para pavimentar outra rua.

Nilson disse que aquele tipo de serviço é uma forma de corrupção e taxou a obra de “covardia” para com o prefeito, que é engenheiro.

O vereador Ricardo Oliveira lamentou a ausência do líder do governo, o vereador Leo do Social, em plenário, no instante da fala dele ao apresentar as demandas ao executivo. Ele então criticou os altos valores das taxas de água e esgoto praticadas pelo Saae e pediu que os custos ao consumidor fossem revistos.

Ricardo solicitou uma melhoria do transporte coletivo no bairro Bonsucesso, problema até hoje não resolvido. Ele também intercedeu pelo aumento do número de vagas para motos no centro de Itabirito. O vereador pediu o aumento do ticket alimentação do servidor para 500 reais e que isso seja dado a toda categoria e que a medida seja inclusa no orçamento para 2020.

O presidente Arnaldo dos Santos rebateu a fala da secretária de Educação, de que as telhas velhas na escola Donada Melillo, teriam que ser jogadas fora devido a “erros de licitação da gestão passada”. Ele lamentou a “ignorância” na afirmação, pois o material era reaproveitável e deveria ter sido doado aos mais carentes.

Arnaldo também criticou o asfaltamento no Bela Vista e pediu intervenção na obra, na opinião dele, muito ruim. Ele cumprimentou o jornalista Wilson Luiz de Oliveira, do jornal O Grito pelo concurso Garota Estudante, na última sexta-feira (4). Por fim, também parabenizou as Conselheiras Tutelares eleitas, no último domingo (6).

Projetos e Vetos

Os Projetos de Lei 74, 77, 78, 80 e 81 foram aprovados. Os Projetos de Lei 82 e 83 receberam pedidos de vistas. Os Projetos de Lei 84 e 85, que tratam da LDO foram retirados de pauta para mais análise dos vereadores. Os Projetos de Lei 86 e 87 foram reencaminhados de volta ao executivo para o esclarecimento de dúvidas do jurídico da Câmara.

O Veto Integral do Executivo aos Projetos de Lei 59/19, que trata do Seguro Anticorrupção nas licitações públicas e ao Projeto de Lei e 60/19, responsável por autorizar a vacina domiciliar para idosos, foram derrubados por unanimidade pelos vereadores presentes.

Pauta do dia 07/10
Pauta do dia 07/10