Mato alto em lotes vira dor de cabeça para moradores

População reclama do mato em lotes particulares

Moradores de Itabirito têm usado as redes sociais para reclamar do mato alto e da sujeira acumulada em lotes particulares nos quatro cantos da cidade. Eles exigem providências da prefeitura, responsável por fiscalizar e autuar os donos que não zelam pelos terrenos.

Além de invadir as calçadas e as ruas, os matagais nos terrenos baldios estão atraindo insetos, ratos, lesmas, escorpiões e cobras para as casas vizinhas. A situação se complica com o período de chuvas que facilita a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Outro problema é que muitos aproveitam o abandono dos terrenos para descartar lixo irregularmente e isso piora bastante a situação. As pessoas também reclamam da falta de segurança, pois o mato alto propicia a incidência da criminalidade.

Uma moradora chegou a postar nas redes sociais a foto de um matagal no lote vizinho que invadiu o muro da casa, impedindo-a de abrir o basculante do banheiro. Algumas pessoas cansadas da situação têm custeado a capina de lotes de terceiros.

Mato do lote vizinho impede moradora de abrir basculante

Os vereadores têm denunciado e exigido providências dos proprietários e também da prefeitura. Vale ressaltar que a falta de fiscalização nesses terrenos vem ocorrendo há muito tempo e não somente agora.

Alguns moradores reclamaram que apesar de abrirem protocolo na prefeitura, o problema continua sem solução.

Denúncias

A Secretaria de Urbanismo é responsável por efetuar a fiscalização e autuação dos terrenos particulares mal cuidados. A população deve fazer a denúncia no setor de Protocolo da prefeitura.

O problema acontece nos quatro cantos da cidade