Livremente inspirada no best-seller global com o mesmo nome de Patrick Suskind, a série alemã Perfume muda a ação para os dias atuais e usa a ideia do livro de manipular as pessoas através do perfume como um ponto de partida.
A trama é simples: quando uma cantora é encontrada assassinada, com suas glândulas de cheiro retiradas do corpo, uma jovem detetive impulsiva e cheia de problemas e seu parceiro sisudo, investigam um grupo de amigos que frequentaram o internato com ela.
A série é uma verdadeira gema, com ótima fotografia de excelentes cenários e lindas paisagens em clima sombrio de inverno. O roteiro e os diálogos são muito bem escritos e as interpretações excelentes.
Tanto investigados como os investigadores são pessoas complexas, disfuncionais e algumas terríveis, o que torna a trama ainda mais interessante e plausível.
O ritmo lento e o desenrolar da história em duas épocas distintas exige atenção e calma do expectador. Não é uma série fácil de maratonar, mas os seis episódios de 50 min valem mesmo a pena.
Não é uma obra para quem gosta de séries policiais rápidas com muita ação e histórias previsíveis. Perfume vai exigir do expectador comprometimento e paciência, mas quem se aventurar não vai se arrepender.
Confira o trailer