Autoridades conclamam a população de Itabirito no combate ao Coronavírus

Prefeito e o secretário de Saúde durante a coletiva

O prefeito Orlando Caldeira e o secretário Municipal de Saúde, Dr. Marco Antônio Félix, pediram calma à população e garantiram que as autoridades de saúde de Itabirito estão fazendo tudo o que está ao alcance para impedir a proliferação do Coronavírus.

Eles participaram de uma coletiva, na manhã desta sexta-feira (20), no gabinete do prefeito e apresentaram de forma segura e transparente todas as medidas adotadas pelo município com o objetivo de minimizar ao máximo os impactos que possam ser causados pela pandemia.

O prefeito Orlando Caldeira iniciou a coletiva descartando a existência de casos do Coronavírus em Itabirito. Ele reconheceu a gravidade da situação e conclamou a sociedade a atuar em parceria com o poder púbico em prol da prevenção.

“Estamos trabalhando duro e utilizando todos os recursos disponíveis para não perder o controle da situação e impedir a proliferação do vírus”, informou o prefeito.

Ele elencou uma série de medidas já adotadas por meio de Decretos como a mudança da escala de trabalho na prefeitura, o isolamento das praças, além de buscar informações com as empresas de turismo para monitorar as pessoas que vem de fora para o município, dentre outras.

Orlando não descartou a possibilidade de tomar medidas mais duras, caso haja necessidade, como fechar o comércio e restaurantes, além de impor barreiras sanitárias nas estradas e restringir o transporte coletivo.

“Se tiver que escolher entre a saúde das pessoas e as questões econômicas, ficaremos com a primeira opção”, avisou.

Prevenção ao invés de pânico

O secretário Municipal de Saúde, Marco Antônio Félix, não escondeu que o perigo é real, mas a palavra chave para o momento é prevenção ao invés de pânico. “A base de todo nosso trabalho é prevenir a disseminação do vírus e minimizar a curva de infecção”, avisou.

Para isso se concretizar a maneira mais eficaz é evitar as aglomerações e se isolar o máximo possível. Ele alertou que, tanto no município, como no estado e até no país, não existem equipamentos e meios suficientes para tratar uma epidemia destas proporções.

“Por isso o foco de todos os órgãos ligados à saúde têm sido nas ações preventivas, pois essa é a melhor e a mais eficaz maneira de vencermos o vírus”, afirmou o secretário.

Dr. Marcos enfatizou que a equipe da saúde municipal tem agido de forma incansável, seguindo à risca todos os protocolos mundiais e nacionais. E, mais uma vez, frisou que o momento não é para pânico e sim cautela.

O secretário garantiu que tudo está sendo feito para proteger e garantir a saúde dos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao vírus. Citou como exemplo a interrupção dos serviços dos Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas para evitar o contágio dos servidores.

“Estamos fornecendo material de proteção a esses profissionais como máscaras, luvas e itens de higienização, mas vamos adquirir outros que forem necessários como óculos, aventais e roupas especiais”, informou.

Por fim, Dr. Marco esclareceu que a Secretaria de Saúde está trabalhando com total transparência em relação aos supostos infectados e todos os casos que ocorrerem serão comunicados à população.

O procurador Juridico, Alexandre Sampaio, também trouxe alguns pontos de interesse da população. Ele esclareceu que o município possui meios jurídicos para coibir as aglomerações e que o Procon de Itabirito não tem poder fiscalizatorio para impedir o aumento de preços de produtos.

Participaram da coletiva integrantes da imprensa, representantes religiosos, vereadores e secretários municipais.