“Pico da curva de contaminação pelo Covid-19 em MG será de 27/04 a 11/05”, diz estudo da UFMG

Imagem ilustrativa e dados desatualizados (Fonte: Jornal de Minas)

Uma projeção inédita feita por integrantes do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que o pico da curva de contaminação pelo novo coronavírus no estado será de 27 de abril a 11 de maio. Serão 2,8 milhões de infectados em Minas.

Nos últimos dias, a taxa de contaminação caiu no estado, segundo o professor Rafael Ribeiro. Isso, de acordo com ele, é resultado do isolamento, que deve ser mantido pelas próximas semanas sob pena de o número de contaminações voltar a crescer.

Do dia 25 ao dia 28, essa taxa de reprodução reduziu para 1,82. A quarentena, as medidas de mitigação, o isolamento voluntário estão fazendo efeito. O pico da curva, o período perto de maior pressão sobre sistema de saúde, será entre o dia 27 de abril e dia 11 de maio.

“Nesse período a estimativa é que 12% da população de Minas Gerais esteja infectada, isso significa alguma coisa na casa de 2,5 milhões a 3 milhões de pessoas infectadas, só em Minas Gerais”, alerta Rafael Ribeiro.

Gráfico do pico de contaminação em MG

Período de pico do vírus em MG

Confira a íntegra do estudo da UFMG