A aflição de muitos comerciantes e empresários de Itabirito com o fechamento do comércio devido à pandemia, foi a motivação que levou o Analista de Sistemas, Samuel Ianini, a criar um site de negócios online.
Ele explica que o site será um Market Place, onde empresas e autônomos podem divulgar seus produtos e serviços gratuitamente. É um classificado virtual: as informações e os contatos de cada fornecedor ficam disponíveis e os clientes negociam direto com eles.
“Vi muita gente tentando vender seu produto na internet e também muita boa vontade das pessoas em dar preferência aos produtores locais, mas as mensagens estavam pulverizadas. Então decidi ajudar”, conta.
Os interessados poderão cadastrar o comércio e disponibilizar os produtos, inicialmente como vitrine para entrega. A loja de roupa cadastra os produtos que tem, o cliente acessa o site, escolhe o item desejado e solicita entrega ou conversa via chat com a loja para especificar o pedido.
A loja por sua vez leva o produto ao cliente e recebe no local com as formas de pagamento disponíveis: carnê, boleto, cartão, dinheiro ou outros meios que a própria loja utilize.
Samuel frisa que isso tudo sem custo algum, pois a plataforma não irá cobrar nem dos usuários nem dos lojistas.
Apoio de empresas
Depois que a iniciativa foi divulgada no Facebook, empresas como a NET MINAS se ofereceram para ser parceiras e viabilizar a implantação do sistema. Estudantes ofereceram ajuda na parte técnica e o grupo de voluntários está crescendo.
Para que a plataforma funcione, é necessário que haja interesse dos comerciantes locais e para isso é necessário que eles se cadastrem em um número mínimo para que se valha a pena desenvolver o sistema.