Portas enfim abertas, comerciantes otimistas, mas pouco movimento. Assim tem sido a volta das atividades do comércio de Itabirito, que retomou o atendimento ao público, na terça-feira (28), após mais de um mês parado.
As lojas na Avenida Queiróz Júnior, considerado o principal ponto comercial de Itabirito, não apresentaram movimentação significativa e não houve problemas com aglomerações.
Segundo alguns lojistas da avenida, o volume de vendas até esta quarta-feira (29) foi considerado baixo, mas os vendedores estão mais tranquilos e esperançosos que o faturamento melhore com o passar dos dias.
Infelizmente, alguns estabelecimentos não estão disponibilizando álcool em gel para os clientes.
Apesar de todas as orientações, as filas próximas a bancos e lotéricas estavam imensas. As pessoas aglomeradas e muitas sem máscaras, inclusive idosos, os principais grupos de risco.
Por mais de 30 dias, somente as atividades consideradas essenciais puderam funcionar, como medida de combate ao covid-19. Vale lembrar que Itabirito foi a primeira cidade da região dos Inconfidentes a regulamentar a reabertura do comércio.