O prefeito Orlando Caldeira assinou novo decreto municipal que volta a restringir parte das atividades empresariais em Itabirito. A partir de agora, bares e academias devem fechar novamente.
O Decreto n° 13.170/2020, emitido na última quinta-feira (7), considera que academias e bares são locais potencialmente perigosos em termos de transmissão do coronavírus por promoverem a aglomeração de pessoas.
Em função disso, academias, estúdios de ginástica, artes marciais, natação e outros centros de atividade física ficam, temporariamente, impedidos de funcionarem.
Os bares tiveram destino semelhante, ficando impedidos de funcionarem regularmente, com atendimento aos consumidores em suas dependências, devendo permanecer totalmente fechados.
O Decreto deixa como alternativa aos bares a opção pelo serviço de entrega em domicilio ou “delivery”, sem restrições de horário, desde que os respectivos entregadores sigam todas as medidas profiláticas previstas nas legislações vigentes.
Um dos motivos que levou ao fechamento dos bares e academias é que a fiscalização municipal ter apurado que eles não vêm respeitando todas as medidas de prevenção exigidas pelas autoridades de saúde.
O comércio de Itabirito reabriu as portas desde o dia (28/04), mediante adoções de rígidos protocolos sanitários e de saúde.
O Mova-se foi informado que o prefeito Orlando Caldeira deve pronunciar por meio de uma live ainda nesta segunda-feira (11).
Confira a íntegra do Decreto n° 13.170/2020