Só em Itabira, há mais de 440 casos, e ao menos metade é de funcionários da empresa Vale, segundo o Ministério Público do Trabalho. Mariana, Barão dos Cocais e Itabirito são alguns dos outros municípios que tiveram aumento do número de registros de Covid-19, informou o G1, nesta sexta-feira (5).
Em Itabirito, o boletim divulgado na quinta-feira (4) apontou 100 casos confirmados de Covid-19. Entre eles, 94 correspondem aos testes feitos dentro da área da Vale. Porém, o infectologista Marcelo Araújo Campos, que integra o gabinete de enfrentamento ao coronavírus na prefeitura da cidade, alerta que esses números podem não demonstrar a real velocidade da contaminação.
“Estes testes rápidos servem mais como triagem do que como diagnóstico. Mas não devem ser desprezados. A questão é que ainda estamos no escuro. Uma pessoa que tenha tido contato com o vírus e que apresentou resultado positivo pode não oferecer mais risco de contaminação já que são os anticorpos que são registrados”, disse o médico.
Uma nota técnica emitida pela vigilância epidemiológica de Itabirito orienta pessoas que tiveram o resultado positivo em testes rápidos a procurar o sistema de saúde apenas quando apresentarem sintomas.
Casos disparam em outras cidades
Em 19 de maio, Itabira tinha 17 casos confirmados. No dia seguinte, o número saltou para 44 – foi nesta data que os resultados dos testes rápidos realizados pela Vale dentro de suas minas começaram a ser divulgados.
Nesta quinta-feira (4), o município chegou a 448 casos, segundo a prefeitura. Segundo o Ministério Público do Trabalho, pelo menos metade dos contaminados são funcionários da mineradora.
Em Ouro Preto, dos 62 casos de Covid-19 confirmados , 80% têm relação com a mineração. A situação é a mesma em Barão de Cocais, onde há 44 casos confirmados. Há duas semanas, eram quatro.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, há 25 registros de Covid-19. Desse total, 14 foram identificados em testes feitos na área da mineradora. A vizinha Santa Bárbara tem 77 casos confirmados, segundo boletim de quarta-feira (3).
Em Mariana, dos 328 confirmados até esta quinta-feira (4), 185 são de empresas mineradoras. Em Nova Lima, há 184 registros de Covid-19, o que acendeu o sinal vermelho na capital.
O que diz a Vale
A mineradora informou que oferece a seus empregados a oportunidade de transferência temporária para as suas bases de origem durante a pandemia.
A empresa esclarece que, antes de continuarem em trabalho remoto, eles passam por uma triagem de saúde e um período extra de quarentena preventivo.
A Vale disse ainda que presta toda assistência médico-hospitalar a seus empregados.