Em meio às manifestações supostamente “antifascistas”, um braço político do PCdoB vem aproveitando esse clima de mobilização coletiva para promover cursos com um viés claramente ideológico e impor a sua visão de mundo sobre o tema.
Segundo a Revista Oeste, o PCdoB, por meio da União da Juventude Socialista (UJS), financia a Escola de Formação Política Castro Alves, que oferece um curso gratuito a candidatos a militante antifa.
Com duração de seis dias: “Entenda o fascismo para ser antifascista” tem aulas online sobre temas como “Lições de antirracismo para ser antifascista” e “Bolsonarismo e neofascismo”. Por trás do nome fantasia da escola, está o CNPJ da UJS, entidade de formação juvenil do PCdoB.
A ligação desse tipo de curso de formação com partidos políticos ratifica suspeitas de órgãos de inteligência do governo federal sobre a motivação dos protestos antifas no País.
A Polícia Federal (PF) também já abriu inquérito para apurar supostas ligações de partidos com esse tipo de mobilização.