O analista de sistemas e morador de Itabirito, Samuel Ianini, promoveu uma verdadeira caçada pelos meios virtuais e ajudou a polícia tirar de circulação um adolescente carioca de 17 anos que praticava estelionato pela internet.
A história é digna de cinema e teve início quando Samuel Ianini ao vender um notebook no valor de R$ 4 mil descobriu que havia sido vítima de um golpe de estelionato.
Ao invés de ir à polícia, a vítima, uma profunda conhecedora dos meandros das redes sociais, promoveu por meses uma verdadeira caçada ao estelionatário, até conseguir levar a polícia até ele.
“A partir do momento que percebi que ele começou se esconder, eu perdi a esperança de que ele fosse me devolver parte do roubo. Dai comecei a rastrear a localização dele, por meio de IPs, das conexões via WIFI feitas por ele com o computador e com celular até conseguir um endereço aproximado”, disse.
Samuel seguiu monitorando os passos do golpista por uns 30 dias e ao mesmo tempo foi mantendo a polícia informada.
“No dia em que consegui ter certeza da localização dele na Avenida Augusto de Lima, em frente ao Instituto de Criminalística, passei a informação para a PM que seguiu até o local e o prendeu em flagrante, após ele ter confessado o crime”, contou Samuel.
A história virou destaque no jornal da Record Minas em matéria de quase um bloco inteiro e vale a pena ser vista, por se assemelhar a um roteiro de filme.
“Foi uma questão de honra não deixar isso barato, pois trabalho com segurança na internet e não iria permitir de forma alguma que esse golpista saísse impune”, finalizou.
O estelionatário foi detido no dia (28) e levado para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH). Outros crimes cometidos pelo rapaz devem ser investigados pela Polícia Civil.
Confira matéria da Record Minas