Segundo a Agência Minas, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, avaliou que a taxa de contágio do vírus chinês em Minas está estabilizando.
Ele participou de coletiva virtual, na terça-feira (28/7), na qual analisou as mudanças sobre a taxa de contágio da covid-19, o chamado RT — indicador que apresenta o impacto da contaminação do vírus em determinada região.
“Em março, o RT inicial estava em 4. Ou seja, uma pessoa transmitia a doença para 4 pessoas que, por sua vez, transmitiam para outras 4 pessoas cada uma delas, formando uma progressão geométrica. Já nas últimas semanas, o RT do estado variou entre 1,05 e 0,98, o que tende a mostrar que estamos num momento de estabilização”, disse o secretário.
Amaral destacou a variedade de cenários apresentada pelas diferentes regiões de Minas em relação à disseminação do vírus chinês.
“Isso faz com que, embora tenhamos um RT médio do estado, cada região tenha a sua taxa independente. Por essa razão, a SES avalia o estado como um todo, as regiões separadas por macrorregiões e por microrregiões, para ter uma ideia clara de como está a situação”, finalizou.