Vale reverteu prejuízo observado há um ano e reportou um lucro líquido de US$ 995 milhões no segundo trimestre deste ano, na esteira de preços fortes do minério de ferro, seu produto carro-chefe, informou a Agência Estadão.
A produção de minério de ferro da Vale no segundo trimestre do ano subiu 5,5% em relação a igual período do ano passado, para 67,598 milhões de toneladas. Ante o período imediatamente anterior, o aumento foi de 13,4%. No primeiro semestre, com os efeitos da pandemia causada pelo vírus chinês na operação, a produção ficou em 127,203 milhões de toneladas, recuo de 7,1%.
Ante os três primeiros meses do ano, o lucro cresceu mais de quatro vezes. A despeito da crise da pandemia de covid-19, que afetou a produção da mineradora brasileira nos últimos meses, a demanda mais restrita manteve os preços do minério ainda em patamares elevados.
O preço médio de referência do minério de ferro (do tipo 62% Fe) foi de US$ 93,3 por tonelada métrica seca (dmt) no segundo trimestre de 2020, 5% superior ao valor visto no trimestre anterior.