Como fazer uma gestão pública eficiente

Uma boa gestão é a base de tudo

Artigo de opinião

Com toda a legislação que rege as atividades do Setor Público, os gestores precisam se planejar para atender as demandas da população e cumprir todos os requisitos definidos pela lei. Além disso, é necessário se reinventar para suprir as novas necessidades do povo.

Muitos políticos têm se intitulado adeptos da nova gestão pública, mas o que seria isso?

Segundo o Colab, a nova gestão pública é baseada em uma metodologia de triângulo, que tem como pilares: Gestão e Serviços Eficientes; Participação Popular e Engajamento para as Cidades.

Mas para construir uma gestão com eficiência é necessário vencer alguns desafios, como fazer uma boa análise de dados, implementar uma governança funcional no aparelho público, ter uma participação cidadã efetiva e engajar a sociedade em prol da cidadania.

A análise de riscos também faz parte de uma gestão eficiente e deve ser o mais assertiva possível para preparar os gestores para enfrentarem possíveis situações.

Não podemos esquecer ainda as comunicações interna (entre os gestores públicos) e externa (entre o poder público e a população), que devem utilizar uma linguagem simples, além de ser claras e inclusivas.

O Colab ensina que o gestor público deve sempre seguir sete preceitos: fazer o hoje, olhar o futuro e consertar o passado; montar um bom time; identificar as oportunidades de melhoria no setor público; entregar para a população o que a população quer; investir em Gestão Pública Colaborativa; fazer consultas públicas; e fazer diagnósticos.

O Colab é uma startup que surgiu em 2013 com a proposta de contribuir para melhorar a gestão pública por meio da participação popular e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a gestão eficiente