Os candidatos a prefeito e vice, Ricardo Oliveira e Ezio Pimenta, estiveram na quinta-feira (22) na sede da Associação Comercial Empresarial de Itabirito (ACE Itabirito) para apresentar o Plano de Governo, especificamente propostas direcionada ao setor. A reunião foi organizada pelas Entidades Integradas, formada pela ACE Itabirito, Adesita, CDl e Sincovita. Em razão da pandemia o encontro foi realizado com todos os cuidados exigidos pelas autoridades sanitárias. “A reunião foi transmitida pela plataforma Google Meet com o objetivo de atender o maior número de empresários, com maior transparência, com foco em políticas públicas para todo o setor”, explica Ezio.
No encontro, Ricardo apresentou algumas propostas, mas ressaltou que o diálogo será o ponto fundamental, pois novas ideias podem ser incorporadas. “Os empresários sabem o que é melhor para eles, então manter o diálogo constante com as entidades que os representam, com portas abertas para os comerciantes da cidade, para que possam crescer cada vez mais, gerando emprego e renda para a nossa população”, ressalta.
O presidente da ACE Itabirito, Douglas Silva Cardoso pondera que ninguém consegue fazer nada sozinho. “Depois que fundamos as Entidades Integradas estamos ainda mais próximos”, explica. A empresária Maria Beny Pires Lage comenta que só a realização de eventos não gera reflexo na economia. “É necessário o diálogo com os empresários para divulgação do calendário de eventos com antecedência para que as lojas se preparem”, diz.
Ezio apresentou a proposta de capacitação dos jovens para inserção no mercado de trabalho. A empresária Zilda Antunes destacou a necessidade e a importância do poder público para qualificação, capacitação e treinamento. Ela explicou que faltou incentivo do poder público para implantação do CDL Escola, que tem como objetivo tirar as crianças da rua e capacitá-las para o primeiro emprego. “O projeto está pronto e só falta colocar em prática”, ressalta.
Os candidatos se mostraram preocupados com a retomada da economia pós-pandemia. O economista Willer Moraes ressaltou sobre o planejamento adequado para o desenvolvimento econômico de Itabirito. “Para a retomada da economia é necessário planejamento, para estimular de forma mais rápida que não prolongue o prejuízo para o setor”, afirma. Entre outras propostas estão o Plano de Desenvolvimento Econômico, a reestruturação do Fundo de Desenvolvimento de Itabirito (Fundi) que já alvo de operações do Ministério Público, revitalização do centro da cidade, integração de qualificação com o Sistema Nacional de Empregos (SINE).
Assessoria de Imprensa: Ricardo Oliveira e Ezio Pimenta