A montadora Ford anunciou segunda-feira (11) que fechará suas fábricas no Brasil. Serão encerradas as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no final de 2021.
O fechamento de fábricas é tendência mundial e a decisão foi tomada em 2019 e tem sido posta em prática. Faz parte também dos planos da Ford parar com a produção de carros de passageiros, com exceção do Mustang.
Um das justificativas do fechamento no Brasil é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países cujas operações da empresa não serão afetadas.
A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.
Com a decisão de fechar suas fábricas no Brasil, a Ford prevê “um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas”. Desse valor, parte será para saldar “compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos”. Nessa lista entram os trabalhadores que serão demitidos.
Fechamento é mundial
A Ford anunciou em junho de 2019, os planos para fechar seis fábricas europeias como parte da redução global, segundo matéria da Bloomberg.
A empresa tem intenção de eliminar cerca de 20% de sua força de trabalho em toda a Europa e fechará seis fábricas em uma ampla reforma destinada a conter o déficit de vendas, enquanto a empresa também se prepara para o futuro dos carros elétricos e autônomos.
A decisão da empresa valeu também para os Estados Unidos, Rússia e vários países da América Latina.
A Ford tomou a decisão de parar de produzir carros de passageiros, que não estavam dando lucro. A empresa desistiu de competir com os veículos asiáticos e europeus. A intenção é produzir apenas caminhonetes e o Mustang.