Os vereadores Max Fortes, Dr. Edson, Igor Júnior, Fabinho e Paulinho da bancada de centro da Câmara Municipal de Itabirito, mais o vereador Rene Butekus de oposição, pedem união de todos e cobram ações urgentes da Prefeitura contra o coronavirus.
Conforme relato dos vereadores, a segunda onda do vírus foi extremamente danosa para população e comerciantes de Itabirito. Nos dez primeiros meses da pandemia, considerando de março até meados de dezembro do ano passado, tínhamos 3509 casos em Itabirito e 18 óbitos. A partir da metade de dezembro, até agora em janeiro deste ano, em menos de dois meses, os casos confirmados subiram para 6955, aumento de 98% (3446 novos casos) e os óbitos mais do que dobraram, passando para 43 óbitos, um aumento de 138% (25 novos óbitos). Fruto certamente das festas de final do ano, aglomerações nas praças, festas clandestinas e a omissão de medidas e de uma fiscalização efetiva a onde realmente precisava-se de fiscalizar.
Somado a esse quadro, o comércio que investiu em todas as medidas preventivas necessárias, já se apresenta penalizado. São várias lojas que estão correndo o risco de fechamento e mais de 1100 demissões já realizadas, conforme informações obtidas pelo CDL de Itabirito.
“Está claro que precisamos de ações urgentes para conter a pandemia, salvando vidas e dando condições mínimas para que o comerciante, empreendedor possa sobreviver. Equilibrando saúde com a economia, tendo a vida como prioridade”, citaram os vereadores.
Diante deste cenário de caos instalado, os vereadores fizeram um requerimento solicitando medidas urgentes para Prefeitura. Aumento do efetivo de fiscais, atualmente são apenas 12 fiscais. Aumento do número de leitos de UTI no hospital de campanha de Ouro Preto, disk denúncia 24 horas, garantia do delivery para os comerciantes. Implantação do comércio intermitente, funcionando em dias alternados, adequação imediata à nova versão do plano Minas Consciente, que permite o funcionamento do comércio com protocolos de segurança, campanha de mobilização contínua com ações preventivas.
Considerando que a vacinação ocorrerá durante todo o ano, os vereadores esperam a implementação das ações em caráter de urgência e pedem que cada um faça a sua parte para superarmos esse momento tão difícil. “A hora é de união e superação”.
Assessoria de Imprensa Bancada de Centro