Os vereadores aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei (33/2020) de autoria do executivo, responsável por permitir que o município adquira 80 mil doses de vacina contra a Covid-19 para a população de Itabirito. Os parlamentares também discutiram e votaram 18 Projetos, durante a reunião ordinária da segunda-feira (15).
A iniciativa da compra se dará por meio de um consórcio formado por municípios. 1.703 cidades brasileiras que tem apoio da Frente Nacional de Prefeitos. Itabirito tem a intenção de conseguir 80 mil vacinas por meio da aprovação desse Projeto de Lei.
O vereador Dr. Edson solicitou uma audiência pública para saber como será a retomada das aulas no município e outra para discutir as questões de segurança no município.
Ele pediu a aprovação urgente do Projeto que coloca Itabirito no consórcio de municípios para aquisição de vacinas. Segundo ele, a medida vai trazer 80 mil vacinas para a cidade.
Arnaldo dos Santos reclamou dos excessos de buracos em alguns bairros na região do São José, mas ele disse que o secretário de Obras informou que já existe um cronograma de tapa buracos ainda essa semana.
O vereador também lamentou o incêndio do antigo quartel da PM e solicitou que o imóvel, que é do estado, passe para o município para que ele seja restaurado.
Max Fortes falou a favor do Projeto que adere Itabirito no consórcio de municípios para adquirir vacinas para a população. Lembrou a luta do setor econômico para passar por uma crise financeira sem precedentes por causa do vírus. Ele também quer a divulgação do nome das pessoas que forem vacinadas, por meio de um Projeto de Lei enviado por ele.
Paulinho externou preocupação com a entrada do município na Onda Roxa e criticou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura na demora em passar informações sobre essa questão. Falou em prol do distanciamento social, uso do álcool gel e se disse preocupado com as aglomerações nos ônibus.
Renê Butekus contou que tem recebido muitas reclamações de engenheiros e arquitetos devido a morosidade da Secretaria de Urbanismo em liberar os laudos. Segundo ele, muitas pessoas estão perdendo seus financiamentos em função disso e pediu providências.
O vereador pediu uma fiscalização maior no que diz respeito ao patrimônio cultural para evitar o que aconteceu no antigo quartel da PM. Denunciou que o executivo gastou, durante um ano no combate à pandemia, 17 milhões de reais, mas os resultados foram poucos efetivos até agora.
Projetos de Lei (PL)
Projetos de Lei 7, 19, 20, 25, 26, 28, 30, 31, 32 e 33 aprovados. PL 11, 21 recebeu pedido de vistas. Os PLs 34, 36, 37 e 38 são matérias novas e foram encaminhadas para as devidas comissões.