O Governo de Minas vai abrir, a partir desta segunda-feira (11), o processo seletivo para preencher aproximadamente 500 cargos de chefia, direção e superintendência. As vagas, que têm remuneração que variam de R$ 7 mil a R$ 20 mil, são para as secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado.
A grande novidade é que qualquer pessoa pode participar da seleção, não sendo restrito aos funcionários públicos. As exceções ficam por conta de algumas posições, como as Superintendências Regionais de Ensino, que devem ser preenchidas necessariamente por servidores públicos efetivos — ativos ou inativos das carreiras públicas da Educação.
Para candidatar-se aos cargos será preciso apenas preencher os pré-requisitos e as competências exigidas em cada função. Segundo o Estado, serão abertas cerca de 300 vagas na administração direta e outras 200 na administração indireta. Além desses cargos, e após a aprovação da reforma administrativa, a quantidade de vagas pode aumentar e ultrapassar os 700.
“Transforma Minas”
Para recrutar os novos profissionais, o Estado lançou o programa “Transforma Minas”. Pelo site www.transformaminas.mg.gov.br, que vai entrar no ar nesta segunda-feira (11), o interessado terá informações sobre os cargos, vagas, remuneração e carga horária.
As etapas de seleção vão variar de acordo com cada vaga, podendo envolver, além da análise curricular, entrevista por competências, entrevista com especialistas, teste de perfil, dentre outras. Em coletiva nesta sexta-feira (8), quando anunciou o programa, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, frisou que não serão abertos novos cargos “e, consequentemente, não trará novas despesas ao Estado”.
Com informações do Hoje em Dia