Atendendo a um Requerimento do vereador Ricardo Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Avelar, respondeu a uma série de perguntas dos vereadores sobre temas variados como desemprego, Fundi, geração de renda, dentre outros, durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (25/03).
Os vereadores, devido à participação do secretário, abriram mão da palavra livre, mas discutiram e votaram 10 Projetos de Lei.
O secretário Antônio Avelar deu a boa notícia de que 10 empresas estão em negociação para se instalar em Itabirito, o que vai gerar centenas de empregos. Ele adiantou que a intenção é que elas assinem o contrato em meados de setembro. Também disse que 17 empresas locais vão se instalar no polo industrial do antigo curtume Santa Luzia.
Sobre a vinda das 36 empresas, o secretário contou que várias desistiram em função da crise econômica que atravessou o país e outras por causa de licenciamento ambiental.
Ele explicou que houve um entendimento do MP de que qualquer empresa para se instalar no município só obterá um terreno via processo licitatório e isso acabou dificultando o processo.
O secretário negou que os recursos do Fundi são direcionados para empresários mediante critérios políticos. Segundo Antônio, os requisitos para os empréstimos são objetivos, criteriosos, regulamentados por lei, além do que os pedidos são analisados pela Adesita e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e dessa forma, os empréstimos são aprovados mediante atendimento de critérios técnicos.
Contou que quando assumiu havia 20 empresas inadimplentes com o Fundi e dessas 17 já procuraram a secretaria para fazer renegociar para as pendências. Esclareceu que o Fundi tem 300 mil reais em caixa.
Explicou que o local onde estava o Telecentro estava em péssimas condições estruturais, assim não valeria a pena fazer a reforma do local e foi um melhor negócio para o município alugar o espaço no Itabirense.
Projetos, Requerimentos e Indicações
Os Requerimentos e as Indicações foram aprovados em bloco. Os Projetos de Lei 06, 08 e 10 foram aprovados. Os Projetos de Lei 09, 11,12, 14 e 16 receberam pedidos de vistas. O Projeto de Lei 17 foi retirado de pauta. O Projeto de Lei 18 como se trata de matéria foi encaminhado para as devidas comissões.
Pauta do dia