A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lançou, no dia 1 de abril, a segunda edição da campanha “Abril Vegano – Dê o primeiro passo para o veganismo”.
A campanha visa engajar o público em relação aos impactos positivos da alimentação vegana na sociedade, no meio ambiente e na saúde. As ações devem se estender ao longo do mês e envolvem o envio de convites para viverem a experiência de uma dieta livre de produtos de origem animal.
“O movimento incentiva as pessoas a excluírem, na medida do possível e do praticável, todos produtos derivados de animais na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Praticar uma alimentação mais saudável, respeitando os animais e o meio ambiente, é fundamental para a preservação dos recursos naturais”, observa Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB.
Por que considerar?
Mais de 10 mil animais terrestres são abatidos por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos. Frangos, porcos, bois – como tantos outros – são sencientes, ou seja, têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria da mesma forma que os cães e gatos.
“Diversos estudos associam efeitos positivos para a saúde após o aumento no consumo de produtos de origem vegetal. O consumo de carnes está ligado ao risco de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer”, lembra Alessandra Luglio, responsável pelo departamento de nutrição da SVB.
Para mais informações: https://sites.svb.org.br/abrilvegano/