Os moradores do distrito de Acuruí comemoraram com uma missa e uma procissão, a reinauguração da igreja de Nossa Senhora do Rosário no último domingo (27).
A celebração foi presidida pelo vigário geral da arquidiocese, monsenhor Luiz Antônio, e concelebrada pelo pároco, padre Edmar José da Silva, e pelo vigário paroquial, padre Harley Lima de Carvalho.
Além da comunidade, autoridades do município, a artista plástica Yara Tupynambá e representantes do instituto participaram da celebração.
Após a celebração, foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do curso de restauro de elementos artísticos para nove alunos, que participaram da restauração da igreja.
A banda afro Axé-Igbá fez uma apresentação em frente à igreja para homenagear e prestigiar a restauração de importante patrimônio histórico de Acuruí.
Escravos
A construção de sua capela primitiva é anterior a 1740 e foi feita para uso dos escravos. A igreja de Nossa Senhora do Rosário é um monumento importante pela localização, antiguidade e qualidade dos serviços de talha.
Destacam-se na igreja: a portada encimada por verga curva e sobreverga em talha, que contém um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Rosário; os três altares internos em talha dourada e policromada; a escadaria, que culmina num grande adro gramado e o forro, de desenho curvilíneo e de pequena altura.