Agressividade contra os que defendem afrouxar o isolamento social preocupa

Manifesto Mova-se Inconfidentes

O Mova-se Inconfidentes vem a público externar sua preocupação com as campanhas feitas nas redes sociais de Itabirito contra o relaxamento gradativo do isolamento social, além dos ataques aos que apoiam tais medidas.

Com mensagens agressivas e alarmistas, pessoas com pautas políticas bem definidas têm movido uma verdadeira caça às bruxas aos que se colocam contra a pauta do isolamento social radical e defendem a prática do comércio mediante a adoção de cuidados sanitários.

O clima beligerante em Itabirito se acentuou nessa semana com a notícia de que uma pessoa pode ter se infectado. Vale ressaltar, que a contaminação ainda não foi confirmada e o caso se enquadra na categoria de “provável” pelos órgãos de saúde.

Nesse ponto, lamentamos a nota emitida pelo PSOL de Itabirito, que nada acrescenta para a solução dos problemas, apenas busca polemizar em torno de algo sério.

O texto cria uma apreensão desnecessária ao afirmar categoricamente a “Confirmação do primeiro caso do COVID-19“, sendo que o episódio ainda não foi oficialmente comprovado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A nota busca ainda relacionar possíveis contaminações com a reabertura do comércio, como se a medida do executivo favorecesse aos empresários em detrimento da vida das pessoas.

O Mova-se tem o entendimento de que a saúde vem em primeiro lugar, mas também preza pela manutenção dos empregos e geração de renda às famílias, pois vivenciamos um momento ímpar da nossa história, ao qual estamos aprendendo a nos adaptar para que tenhamos certa normalidade na medida do possível.

Mais uma vez, reiteramos nosso apoio aos empresários, aos comerciantes, aos trabalhadores e à reabertura do comércio, desde que adotadas nos estabelecimentos medidas de segurança e higienização para preservar a saúde dos clientes e dos colaboradores.

Da prefeitura, esperamos o incremento das campanhas de conscientização e o aumento da fiscalização.

Esperemos que o respeito prevaleça e o clima beligerante em relação ao pensamento contraditório cesse de uma vez.

Com sabedoria e união, podemos vencer a COVID-19.

Marcelo Rebelo é jornalista e editor do Mova-se Inconfidentes