O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito está realizando uma importante obra no bairro Quinta dos Inconfidentes com a implantação de uma rede de água e esgoto. As obras iniciaram em junho e estão previstas para serem entregues no final de agosto. O projeto conta com mão-de-obra da autarquia e faz parte do Projeto Córrego Limpo, Vida Saudável.
Ao final das obras mais de 300 famílias serão beneficiadas com 125 ligações de água tratada e também não precisarão mais utilizar mais fossas em suas residências. Isso vai significar um incremento na qualidade de vida e saúde dos moradores do bairro.
O chefe de setor, Ivaci da Silva, contou que já foram colocados 800 metros de tubos de PVC e ao final da obra serão totalizados 1.200 metros, responsáveis por encaminhar o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Marzagão, evitando que sejam lançados diretamente no córrego como acontecia antes.
De acordo com o diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, a intervenção é uma reivindicação antiga dos moradores e um compromisso da autarquia para combater o lançamento irregular de esgoto nos córregos.
Ele ressaltou que nos últimos dois anos foram construídas aproximadamente 25 km de rede de esgoto nessa gestão, isso significa um percurso de Itabirito a Cachoeira do Campo.
Esgoto tratado
Iniciado no final de 2017, o projeto “Córrego Limpo, Vida Saudável” realiza obras de interligações dos esgotos domiciliares à rede interceptora, monitoramento da água e ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância de cuidar do rio Itabirito e dos córregos da cidade.
Desde que o projeto começou, 88% dos córregos São José e Criminoso e 96,8% do córrego Carioca já estão limpos e sem mau cheiro. A expectativa é de que ele atenda aproximadamente 11 mil pessoas em 18 bairros da cidade