Os candidatos a prefeito e vice de Itabirito, Alex Salvador e Ana Góis, se reuniram com membros da Cooperativa de Transporte de Passageiros de Rádio Táxi de Itabirito (Cooperito), na sede da entidade, na tarde desta terça-feira (17). O encontro teve como objetivo apresentar propostas da chapa e ouvir as demandas dos cooperados, que enfrentam diversos desafios no setor de transporte.
Os cooperados expuseram suas principais preocupações, como a falta de apoio do poder público e a burocracia excessiva imposta pelos órgãos fiscalizadores. Apesar de contar com uma frota nova, os cooperados afirmaram que os custos de manutenção são elevados e sugeriram que o tempo de troca dos veículos, atualmente estabelecido em 10 anos, seja ampliado para 15 anos. Além disso, solicitaram a participação da cooperativa na formulação dos editais de prestação de serviço com a prefeitura e denunciaram a concorrência desleal com motoristas de aplicativos, que tem prejudicado os taxistas da Cooperito.
Durante a reunião, Alex Salvador assumiu compromissos importantes com a cooperativa. Ele garantiu que, se eleito, a prefeitura cobrirá 100% do passe estudantil para o transporte intermunicipal de estudantes, destacando que a atual arrecadação municipal, que chega a 1 bilhão de reais, permite essa medida.
Alex também afirmou que vai trabalhar para adequar o edital, visando aumentar o prazo de troca dos veículos de 10 para 15 anos, atendendo a uma demanda dos cooperados. Ele ainda sugeriu a possibilidade de conceder uma carência de seis meses, ao invés de janeiro, para que os cooperados tenham mais tempo para realizar a troca dos carros.
Além de tratar das propostas, Alex Salvador aproveitou o momento para reafirmar que sua candidatura é legítima, em resposta a boatos de seus adversários. O candidato ressaltou a importância de um planejamento eficiente para que, com o orçamento atual de 1 bilhão de reais, a administração pública consiga realizar ainda mais por Itabirito.
A Cooperito, com 23 anos de história, agrega 74 cooperados, entre taxistas, motoristas de ônibus, vans e micro-ônibus. A cooperativa é responsável pelo transporte intermunicipal de universitários, além de atuar no transporte municipal.