Antecipação de Atrações no Julifest: Estratégia Eleitoral ou apenas Marketing?

Muitos viram a antecipação da programação como uma medida eleitoreira
  • Artigo de Opinião

Causou estranheza Prefeitura de Itabirito ter feito, na última segunda-feira (11), a pré-divulgação das atrações do Julifest de 2024, evento tradicionalmente realizado em julho. O marketing de antecipação, a sete meses do festival e antes mesmo do carnaval de fevereiro, não faz muito sentido, mas traz indícios claros de que a gestão municipal pode estar usando o evento como estratégia eleitoral.

A divulgação prematura parece ser uma estratégia de entretenimento, que busca apaziguar a população, com atrações musicais caras e renomadas como Ana Castela e Thiaguinho, enquanto desvia a atenção de temas mais imediatos, como as chuvas e os alagamentos que têm tornado um inferno a vida dos comerciantes do centro da cidade e minado o dividendo político dos atuais ocupantes da prefeitura.

A estratégia adotada pelo executivo municipal foi recebida com repúdio pelos vereadores de oposição, que viram nessa antecipação uma possível manobra eleitoral, uma espécie de “pão e circo” visando as eleições para prefeito em 2024. A especulação ganha força ao considerarmos que o vice-prefeito, Elio da Mata, provável candidato do atual prefeito, talvez esteja carente de propostas concretas para o futuro da cidade.

A antecipação do Julifest torna-se, assim, um indicativo de que o vice-prefeito em sua pré-campanha terá a oferecer mais espetáculo do que substância. Além do que, pode-se enxergar nisso um desespero embutido de que as coisas não vão bem para a atual administração e o futuro parece incerto. Daí a necessidade de criar factóides para ganhar a simpatia dos eleitores menos politizados e dos facilmente manipuláveis.

Ao analisarmos essa antecipação sob a ótica política, percebemos um contraste significativo entre os dois cenários em jogo. Por um lado, a gestão atual busca cativar eleitores através de eventos e entretenimento, sugerindo uma possível escassez de propostas sólidas. Por outro lado, a oposição tem a oportunidade de destacar como planeja administrar a cidade, especialmente, tendo em vista um orçamento municipal considerável de 1 bilhão de reais.

É importante que a população saiba distinguir entre estratégias eleitorais que buscam distração e propostas concretas para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade. Diante dessas duas opções, o dever dos eleitores de Itabirito é discernir entre o espetáculo momentâneo e as propostas sólidas que vão moldar o futuro da cidade.

  • Marcelo Rebelo é jornalista e editor do site Mova-se Inconfidentes