A Arquidiocese de Mariana publicou, na sexta-feira (4), um Decreto com um conjunto de protocolos para o retorno das celebrações com a presença de fiéis nas suas 136 paróquias, inclusive as de Itabirito.
De acordo com o Decreto, os párocos devem primeiro entrar em contato com as prefeituras de forma oficial para harmonizar as atividades eclesiais segundo as normas sanitárias vigentes em cada município.
Distanciamento de dois metros entre as pessoas; mais espaços entre bancos e cadeiras; obrigatoriedade do uso de máscaras no interior dos templos; disponibilidade de álcool em gel na entrada e saída das igrejas; além de higienização constante de objetos essenciais às celebrações de cada ambiente, são outras exigências.
O padre Miguel Ângelo Fiorillo informou ter recebido com muita satisfação o a notícia autorizando a abertura das igrejas para a participação dos fiéis. Ele garantiu já ter entrado em contato com as autoridades para implantar essa nova fase das celebrações.
“Já estamos trabalhando junto às nossas autoridades municipais para reabrir o quanto antes e com total segurança as portas da paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem e das outras igrejas de Itabirito”, disse padre Miguel.
Íntegra do Decreto da Arquidiocese de Mariana