Tudo indica que a Guarda Municipal vai continuar adotando uma política de tolerância zero com a turma que resolver andar à margem da lei em Itabirito. Uma denúncia de que motoqueiros estariam efetuando manobras perigosas pela rua principal de Acuruí, por volta das 16h, do último domingo (08), terminou com oito suspeitos abordados e um detido por porte ilegal de um revólver 32.
O inspetor da Guarda Municipal Caldeira relatou que a equipe se mobilizou, após receber a denúncia de que motociclistas estavam colocando a vida de terceiros em risco na principal via do distrito.
“Nossa guarnição prontamente se deslocou para o local e abordou as cinco motos e os oito suspeitos de arruaça que de cara ficaram muito nervosos com nossa presença e isso já nos alertou”, disse Caldeira.
A equipe fez uma revista minuciosa no grupo e em uma moto Honda CB 300 encontrou o revólver calibre 32 com 14 balas intactas e escondidos debaixo do banco. O dono da arma recebeu voz de prisão e detido até a chegada da polícia militar.
Com o apoio de policiais militares foi feito um minucioso levantamento no sistema de prontuário dos outros suspeitos e constatou que eles possuíam inúmeras infrações penais por furtos, roubos, tráficos e portes ilegais de armas.
“Apesar da extensa ficha criminal deles, o restante do grupo foi liberado, pois não se configurou a prática de nenhum crime que justificasse a prisão naquele momento”, explicou Caldeira.
O dono do revólver foi encaminhado pela polícia militar para a delegacia de Plantão de Ouro Preto e autuado por porte ilegal de arma de fogo.
O Secretário Municipal de Segurança, Carlos Henrique Luke, reafirmou o compromisso da Guarda Municipal em dar todo o apoio aos distritos, bairros e área central de Itabirito no combate à criminalidade.