Axé Igbá e outros grupos de Itabirito recebem recursos da Lei Aldir Blanc

O bloco aniversaria nesta terça-feira (23)

O bloco Axé Igbá foi um dos grupos de Itabirito beneficiado com 10 mil reais oriundos do Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc criada para ajudar o setor cultural financeiramente, durante o período de pandemia.

O fundador do bloco e músico Toninho Telefunken disse que o recurso é bem vindo, devido às dificuldades que os artista vêm passando nessa época de pandemia com escassez de shows e apresentações.

“Vamos utilizar o benefício com muito critério, adquirindo e reformando alguns equipamentos e vamos nos organizar para quando pudermos voltar a nos apresentar plenamente”, contou Telefunken.

Ao todo, 391 mil reais foram destinados ao município beneficiando 109 trabalhadores da cultura com R$ 1.755,00 cada e 20 entidades culturais com 10 mil reais cada.

Os valores foram repassados pela prefeitura por meio de dois editais: Rota da Cultura e o Festival Virtual das Artes.

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro ao setor cultural foi regulamentada pelo Presidente Jair Bolsonaro em agosto. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus.

Serão liberados R$ 3 bilhões para os estados, municípios e o Distrito Federal por meio do pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram suas atividades interrompidas, e instrumentos como editais e chamadas públicas.