Bancada do povo sai em defesa dos artistas de Itabirito

A bancada do povo quer mais espaço para os artistas locais nos eventos da cidade

Os vereadores da Bancada do Povo enviaram um requerimento para a prefeitura de Itabirito, solicitando exclusividade para os músicos locais na próxima edição do Festival de Música. Eles também pautaram a falta de apoio e incentivo aos artistas locais no referido evento e na Julifest, que será realizada entre os dias 14 e 17 de julho.

O requerimento, assinado pelos vereadores Dr. Edson, Fabinho, Igor Junior, Max Fortes, Paulinho e Renê Butekus, datado de 11 de abril, foi enviado à administração pública solicitando que as próximas edições do festival da música seja “exclusivamente para os músicos, compositores e artistas de Itabirito”.

Segundo os vereadores da bancada, o documento se faz necessário uma vez que “o setor cultural foi o mais afetado nesses dois anos de pandemia, portanto nada mais justo e de bom senso que o festival pudesse beneficiar os artistas locais dando mais apoio aos projetos musicais, culturais e artísticos”.

A prefeitura municipal, por meio de nota oficial, informou que será realizado um sorteio onde serão contempladas 19 bandas locais para se apresentarem na Julifest.

Manifesto dos músicos é apresentado e lido por vereador 

Na última reunião de câmara, realizada na última 2ª feira (18), o vereador Dr. Edson leu um manifesto assinado por diversos músicos do município.

O manifesto, assinado por 26 artistas entre cantores, DJs, duplas e bandas, solicitava que o evento Julifest contemplasse ao menos 15 atrações locais na programação, dos mais de 40 projetos musicais existentes na cidade.

Além disso, os músicos reclamaram da falta de assistência e solicitaram, após divulgação de um investimento milionário para o evento, que parte desse valor fique no município de Itabirito, contemplando artistas locais.

Os artistas também enfatizaram a importância do setor cultural e artístico para a economia local, com geração de empregos, movimentação na cidade e comércio, além da fomentação do turismo.