Alguns bares, lanchonetes e restaurantes de Belo Horizonte estão voltando às atividades, desde terça-feira (21), mesmo que de forma tímida e cautelosa.
Depois de mais de 100 dias sem poder atender clientes, os estabelecimentos gastronômicos foram por uma liminar favorável à Abrasel, entidade que representa os ramos comerciais citados, em prol da reabertura desse tipo de comércio.
Durante o tempo sem receber clientes, muitos empresários apostaram no delivery para tentar fazer um fluxo de caixa, mas o dinheiro gerado nesse formato de trabalho, de acordo com a Abrasel, é insuficiente para manter os custos das atividades comerciais.
A maioria viu o faturamento cair drasticamente em alguns casos chegando a 85%. Outro problema foi a demissão, pois praticamente todos os empresários do ramo gastronômico tiveram que reduzir o quadro de funcionários.
Mesmo com a decisão liminar, a Abrasel não orienta a reabertura imediata de bares, restaurantes e lanchonetes. A intenção da entidade é criar protocolos de segurança junto com a Prefeitura de BH.