O boxeador itabiritense, Santiago Assis, 17 anos, vai defender o título de boxe amador juvenil, na categoria até 81 kg, pela Federação World Pugilism Organization (WPO). O torneio brasileiro de pugilismo será realizado no sábado (12), na Academia Yoshinaga, em Mogi das cruzes (SP).
Santiago será um dos três lutadores a representar Minas Gerais e o único de Itabirito na disputa que terá atletas de todo o país. O boxeador já tem duas vitórias consecutivas em torneios, sendo uma delas do título mineiro de boxe na categoria até 81 kg.
O atleta pratica artes marciais desde a infância e começou em um projeto social de boxe e muay thai no bairro São José com o professor Fábio. Aos 15 anos, ele tomou gosto pelo pugilato e vem se profissionalizando.
“Estou treinando duro e com afinco na academia Gigantes do Aço, em Contagem, e espero fazer bonito no torneio e trazer o título, além de honrar o nome de Itabirito no boxe amador”, disse Santiago.
A Federação WPO surgiu na Alemanha e o seu presidente, o ex-lutador de boxe e MMA, Jair Bob Oliveira, tem o objetivo de fortalecer a prática do boxe amador no país, sobretudo entre os jovens.